O Brasil ainda tem jeito ? Vejam o exemplo da Finlândia. 

Helsinque

Há pouco mais de cem anos, a Finlândia era um dos mais pobres e corruptos países da Europa. Com a independência da Rússia já no século 20, os finlandeses implementaram um sistema político transparente e progressista, visando o bem-estar social na mesma medida que seus vizinhos nórdicos, Suécia, Noruega e Dinamarca. O resultado é que o país ostenta hoje um dos mais altos IDH (Índices de Desenvolvimento Humano) do mundo, 62 posições acima do Brasil, segundo o ranking de 2010 elaborado pela ONU.

Photo 15-07-15 19 46 24

Helsinque, sua capital, é uma arborizada e tranquila metrópole, repleta de jardins, parques e museus, que dialoga harmonicamente com seu recortado litoral, repleto de pequenas ilhas. A natureza simplesmente impele os visitantes a fazer longas caminhadas e se aventurar por seus arquipélagos.
Sede dos Jogos Olímpicos de 1952, vale a pena conhecer seu elegante estádio nacional. E também o museu de arte contemporânea Kiasma, a fortaleza de Suomenlinna – patrimônio da humanidade pela Unesco – e o Tuomiokirkko, sua icônica catedral luterana, o símbolo da cidade. É possível ver – e, principalmente, usufruir – do melhor do design finlandês durante toda sua estada no país. A sala de desembarque do aeroporto de Helsinque possui um ar aconchegante, oferecendo uma experiência terna. Bicicletas públicas de linhas futuristas, letreiros fáceis de compreender – mesmo que você não entenda o complicadíssimo idioma local –, xícaras de capuccino que são pequenas esculturas e o próprio desenho urbano fluido e arejado tornam a experiência agradavelmente contemplativa. Mesmo sem ter monumentos grandiosos ou marcos icônicos, Helsinque agrada.
Limpa, sustentável e dinâmica, ela merece entrar em qualquer roteiro pelo norte da Europa e ainda pode combinar passeios a São Petersburgo, na Rússia, e Tallinn, na Estônia, duas outras joias da arquitetura e história da região.

Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/finlandia-capital-mundial-do-design-2012

Deixe um comentário em "O Brasil ainda tem jeito ? Vejam o exemplo da Finlândia. "

14
Jul